sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O mundo digital na infância


Ao falarmos da infância hoje, associamos em jogos eletrônicos,internet,DVD's,aparelhos celulares e brinquedos com controle remeto.
As crianças ficam maravilhadas com o mundo digital. 
No site de Pedagogia.com questiona sobre qual caminho será traçado pela nova geração: "serão adultos "descolados" que sabem lidar com todas as tecnologias e mais informados ou serão crianças que perdem o interesse pelas brincadeiras simples e amadurecem antes do tempo perdendo a essência da infância que é imaginar?"



Para o professor David Buckingham (diretor do Centro de Estudos da Infância, Juventude e Comunicação da Universidade de Londres e especialista na relação entre comunicação e infância):

"educar não significa apenas que os professores devam falar e os alunos escutarem. Significa também encorajar a participação das crianças na produção de mídias. Proteger as crianças da influência negativa das mídias está ultrapassado. As crianças precisam ser estimuladas por educadores preparados a lidar com as novas mídias e criar as suas." (Centro de Convivência da UFSC)


No artigo sugeri investigarmos se os professores realmente estão qualificados " ao invés de inibir o uso das novas tecnologias por parte dos seus alunos, os encorajem a utilizá-las de forma a ajudar em seus estudos e na sua formação como indivíduo. É fundamental saber extrair coisas positivas deste impacto que, segundo outros especialistas, quando não utilizados de maneira correta, podem acarretar sérios prejuízos para as crianças e os adolescentes que crescem de forma cada vez mais precoce. Para muitos o tempo das brincadeiras inocentes na rua e dos desenhos animados na TV de casa parece ter ficado num passado distante da atualidade, isso não só influencia a formação intelectual, social como também a formação sexual dos jovens."


Lilian Ivana Born  é uma das pesquisadoras que avaliaram as influências das novas tecnologias na infância, em especial o uso do celular. Como antes foi mencionado uma nova divisão entre ? infâncias?, Lilian fez a seguinte declaração:
 "cerca da influência da tecnologia nas sociedades, entendendo que ela não é neutra, que altera e produz novos modos de vida, e com isso também uma nova representação de infância.'




A partir disso,vamos refletir qual o sentindo de infância hoje ?






REFERÊNCIAShttp://www.pedagogia.com.br/artigos/infanciaenovasmidias/
http://www.midiativa.tv/blog/?p=509

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário